Diferença entre usabilidade e acessibilidade
Diferenças
Nome: André Luís Correa Rosa Junior
Curso: (BSI)
A diferença entre usabilidade e acessibilidade na web
Navegando pela internet você encontrará vários artigos, textos e conceitos referentes à usabilidade e à acessibilidade na web que garantem o domínio do assunto em apenas uma leitura. Mas você realmente sabe a diferença entre elas?
Analisando muito sites e projetos de web é possível perceber uma excelente usabilidade, ao passo que a acessibilidade passa despercebida. Num mundo onde o Design está permanentemente ligado à usabilidade, à experiência do usuário e à persuasão, a acessibilidade não poderia ficar de fora.
O que é usabilidade na web?
O termo “usabilidade” foi criado no início da década de 80, inicialmente utilizado pelas áreas de Psicologia e Ergonomia como substituto da expressão “user-friendly” (amigável). A usabilidade passou a ser determinada como vaga e subjetiva.
Vários pesquisadores basearam suas definições do termo na primeira norma de usabilidade, a ISO/IEC 9126, de 1991, sobre a qualidade do software. Abordando o produto e o usuário, o conceito afirmava:
“Um conjunto de atributos de software relacionado ao esforço necessário para seu uso e para o julgamento individual de tal uso por determinado conjunto de usuários.”
Foi através desse conceito que o termo usabilidade ganhou espaço em outras áreas, como na Tecnologia da Informação e Interação Homem-Computador.
Todavia, uma definição menos formal foi fornecida por Nielsen e Loranger, que definem usabilidade como um atributo de qualidade que se refere à “rapidez com que os usuários podem aprender a usar alguma coisa, a eficiência deles ao usá-la, o quanto lembram daquilo, seu grau de propensão a erros e o quanto gostam de utilizá-la” (NIELSEN & LORANGER. Usabilidade na web.).
Desse modo, fica claro que a usabilidade está relacionada com a eficácia, a eficiência e a satisfação.
O que é acessibilidade na web?
O World Wide Web