Isso...
717 palavras
3 páginas
USABILIDADE VS ACESSIBILIDADEPor vezes ouvimos falar nestes conceitos como se fossem sinônimos, mas não o são. Conhece as diferenças?
O conceito de acessibilidade remete-nos para a criação de páginas web que possam ser utilizadas pelo maior número possível de utilizadores, incluindo os portadores de deficiências. A usabilidade relaciona-se com a construção de aplicações de forma a facilitar a sua utilização, o que passa por um sistema de navegação intuitivo. Como podemos ver a preocupação com o utilizador constitui o fator comum entre estes conceitos.
Ao explicar o que é a acessibilidade, referimo-nos a utilizadores com deficiências. Convém esclarecer que estas deficiências podem ser funcionais (utilizadores com deficiências motoras, de visão, cognitivas...) ou técnicas.
(utilizadores que navegam na Internet usando telemóveis, browsers desatualizados, ligações lentas ou sem teclado ou rato). No total, estima-se que a população com estes problemas de acessibilidade chegue a um quarto dos que acedem à Internet!
Para ultrapassar essas limitações, há vários aspectos a ter em conta. Para começar, é necessário fornecer alternativas ao conteúdo sonoro e visual. As imagens devem possuir equivalentes textuais, para ficarem ao alcance dos utilizadores com deficiências visuais, ou dos que acedem à página através de um monitor que não disponibiliza imagens. Do mesmo modo, os campos dos formulários devem ser identificados, facilitando o acesso a quem usa navegadores de emissão automática de fala. Também os equivalentes não textuais de texto, como o uso de ícones ou de um discurso pré-gravado, são úteis para tornar o conteúdo acessível a pessoas portadoras de deficiências cognitivas ou visuais.
Por outro lado, os web designers devem tornar as páginas acessíveis mesmo que o utilizador não possua tecnologias recentes, fazendo uso de soluções de acessibilidade transitórias. A ativação de elementos de página através do teclado deve ser permitida, para aqueles que