Diferença entre hermeneutica e exegese
Hermenêutica jurídica é a ciência de regras e métodos de interpretação dos textos da lei,do ´´espírito´´ da lei,ou seja,das suas finalidades quando foi criada.É um conjunto de métodos de interpretação, uma forma de pensar dogmaticamente o direito,é a interpretação pela letra da norma,com o objetivo de sistematizar os sentidos dos textos do direito positivo. A exesege e a hermenêutica foram desenvolvidas inicialmente para a interpretação da bíblia tendo em vista os constantes abusos de interpretação.A exegese enxerga o direito de forma literal,racional e gramatical e resume-se em tirar a informação de dentro do texto legal ,quer entender somente aquele texto(sumulas,ementa,artigo),sem preocupação com o contexto, a hermenêutica analisa um texto dentro dos seus aspectos gerais, é mais abrangente, ela quer saber o que todo o direito fala sobre aquele texto a ser interpretado. As espécies de interpretação utilizados são a origem, que se refere a fonte de onde vem a interpretação;a natureza, que é referente às técnicas usadas para se obter as possíveis interpretações;os efeitos,ou seja,o resultado alcançado pelo processo da hermenêutica.
A interpretação quanto a origem divide se em:
*Interpretação Pública, realizada pelos órgãos púbicos(legislativa, judicial e administrativa).A Interpretação Legislativa é feita por meio de uma lei, visando estabelecer seu alcance e força. A Interpretação Judicial é aquela produzida na atividade dos tribunais, feita por meio de sentenças, acórdãos e súmulas, formando assim suas jurisprudências. A Interpretação Administrativa é a realizada pela por meio de portarias, circulares.
*Interpretação Privada, realizada pela doutrina por meio de critérios científicos. Muita importância, pois colaboram para a renovação das interpretações da norma e do surgimento de novas perspectivas de interpretação, além de possuir mais dinamicidade.
A interpretação quanto aos efeitos