teoria das formas de governo - VICO
FICHAMENTO SOBRE O CAPÍTULO IX – VICO
Professor: Rogério Portanova
Disciplina: Teoria política
Aluna: Camila Dal Comuni Augusto
Florianópolis, Maio de 2014
VICO
Vico assim como Políbio, também possui uma linha teórica cíclica.
Há o uso sistemático, prescritivo e histórico das teorias das formas de governo, em Vico destaca-se o histórico.
Vico abrange as três principais formas de governo clássicas, respectivamente:
Aristocracia
Democracia
Monarquia
Alterando radicalmente a sucessão tradicional trazida por Aristóteles, Políbio, entre outros;
“O ponto principal de Vico é a concepção histórica de quando a humanidade deixou a fase pré- estatal que corresponde ao Estado de Natureza dos jusnaturalistas, a primeira forma de Estado a surgir foi a república aristocrática, seguida pela república popular, que veio a ser a monarquia.
Entre o estado bestial e o estado de república, Vico considera que houve um estado intermediário, o das famílias. A primeira forma de vida associativa, que começa assim que o homem percebe um poder divino.
Vico acredita que , após a autoridade monástica, posteriormente vem a fase das famílias. Definida assim: “... nasceu a autoridade econômica, ou familiar, pela qual os pais são soberanos em sua família. A liberdade dos filhos depende do arbítrio dos pais, pelo que estes adquiriram o direito de vender os filhos... Os pais têm tutela sobre os filhos como sobre sua casa e todas as suas coisas, de que podem dispor em herança e deixar imperativamente a outrem. A passagem termina assim: As famílias constituíram, assim, um primeiro e pequeno esboço dos governos civis”.
“Com a primeira forma de Estado se origina, depois da autoridade monástica e da econômica, aquela forma mais complexa e completa de autoridade que Vico denomina de “autoridade civil”. A república aristocrática é portanto a primeira forma histórica de autoridade civil. Nela, a condição de desigualdade