Diferença entre Faculdade e universidade
Introdução
Pode-se dizer que nos dias de hoje são duas palavra muito utilizada por nós, jovens, e principalmente por aqueles que prestam ou irão prestar vestibular. Mas, ainda surge a duvida de suas diferenças.
A principal função de ambas as partes é compartilhar os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um novo profissional para ingressar no mercado de trabalho sendo que este individuo deve ser formado de maneira eficiente para que saiba lidar com a extensão de suas atividades e assim manter esse conhecimento em bom uso.
Universidade:
As universidades devem oferecer, obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC.
Pode ser definida também como a junção de diversas faculdades.
De acordo com o Ministério da Educação, as Universidades se caracterizam pela total associação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para ser credenciada como Universidade, a instituição deve ter: produção intelectual institucionalizada; 1/3 do corpo docente com mestrado ou doutorado, e em regime de tempo integral. As universidades podem ser públicas ou privadas. Entre as privadas, existem aquelas empresariais, que tem a educação como uma atividade comercial qualquer, e ainda, as confessionais.
Faculdade:
As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de economia e administração, por exemplo.
O que classifica o tipo de instituição não é o fato de ser privada ou publica, mas sim o atendimento a uma serie de exigências do MEC.
Universidades de Santa Catarina:
Unoesc – (Joaçaba, Xanxerê, Videira, São Miguel do Oeste , Chapecó,...)
Udesc -