Diferença entre Universidade e Faculdade
A universidade é uma instituição de formação dos quadros profissionais de nível superior, que segundo o MEC se credenciam como faculdades, elevando-se depois ao grau de universidade, logo faculdade é uma condição natural para todas as instituições de ensino; também são chamadas de faculdades as especificidades que uma instituição tem para determinado curso superior, tratando-se assim de um assunto em particular.
A universidade é uma instituição que possui centro de pesquisa, além de abrigar um grupo de faculdades. De acordo com o Ministério da Educação, as universidades se caracterizam pela total associação entre as atividades de ensino, pesquisa, extensão e domínio do saber humano constituindo eles de serviços ou atendimentos para a sociedade em várias áreas do conhecimento; as federais são criadas somente por lei, com aprovação do Congresso Nacional, já as particulares podem surgir a partir de outras instituições - como centros universitários. As universidades possuem total independência podendo criar cursos sem requerer autorização ao Ministério da Educação, e devem cumprir os requisitos mínimos:
Um terço do corpo docente, pelo menos, tem que ter título de mestrado ou doutorado. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência para transmitirem aos estudantes.
Um terço do professorado deve ter contrato em regime de tempo integral - esses são os profissionais que costumam oferecer maior dedicação à instituição; quando um docente é contratado para poucas aulas, normalmente, tem menos tempo para atender os universitários e para desenvolver projetos de pesquisa e extensão.
Desenvolver, pelo menos, quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boa qualidade - um deles deve ser de doutorado.
As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber, muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas