energia
Disciplina: Tópicos de Física Geral e Experimental
Professor: Douglas
Assunto: Lei de Arquimedes ( Corpos flutuantes )
Princípio de Arquimedes
O grande cientista e inventor grego, Arquimedes,foi o descobridor do princípio que nos permite calcular o valor do empuxo que atua em um corpo mergulhado em um fluido. Arquimedes fez contribuições notáveis na Física, na Matemática e na tecnologia.
Arquimedes viveu no século III a. C., na cidade de Siracusa, uma colônia grega situada na Silícia, sul da Itália.Uma das invenções mais populares é conhecida como parafuso de Arquimedes, usado para elevar água. Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo.
"Um fluido em equilíbrio age sobre um corpo nele imerso (parcial ou totalmente) com uma força vertical orientada de baixo para cima, denominada EMPUXO, aplicada no centro de gravidade do volume de fluido deslocado, cuja intensidade é igual à do peso do volume de fluido deslocado."
Considere um recipiente contendo um líquido de densidade (d) conhecida. Ao mergulharmos um corpo sólido nesse líquido, o nível do líquido sobe, indicando que certo volume do líquido foi deslocado. De acordo com o Teorema de Arquimedes, o empuxo E tem intensidade igual à do peso do volume de líquido deslocado pelo corpo:
Onde PL é o peso do líquido deslocado.
Sabemos que a densidade de um fluido é dada pela equação: , então a massa pode ser dada por:
Assim a intensidade do empuxo é dada pela expressão:
ou podemos escrever que o empuxo é:
onde: