Diferença de gênero no atletismo
Ação Integradora - Gênero
Campinas,
31 de Outubro de 2012
Resumo: “Fundamentos Pedagógicos para o Segundo Tempo” (páginas 131 a 136)
O texto começa contando um pouco da história da mulher na sociedade onde no começo, as atividades de maior força são direcionadas aos homens devido aos fatores biológicos, ou seja, a força do homem para o esporte como rúgbi, boxe e hockey são bem maiores que a da mulher.
Ele aponta também a exclusão da mulher na antiguidade onde estão proibidas de praticarem esportes e também de assistirem as competições sendo suas tarefas apenas as de afazeres do lar.
Foi da década de 1970 que as mulheres começaram a ganhar espaço na sociedade, e em 1973 o esporte contribuiu para que a entrada da mulher no cenário esportivo fosse frequente, e não algo fora do comum.
Mas o enfoque principal deste texto é a inclusão da mulher nas atividades físicas, ou seja, os professores quando forem ministrar aulas deverão achar uma forma, realizado algum tipo de atividade onde meninos e meninas participem de maneira igual sem que haja desigualdade referente ao gênero. Para isso devem-se fazer adaptações em jogos considerados “masculinos” ou “femininos” e assim, torná-los iguais para ambos.
A diferença entre o homem e a mulher no Atletismo
No atletismo, o tamanho e a distância em provas de barreiras difere entre masculino e feminino, sendo o primeiro disputado numa raia de 110m com altura do obstáculo de 1,067m e o segundo 100m com 84cm de altura. O mesmo ocorre com os lançamentos, seguindo as regras abaixo:
Disco
Prova masculina: o disco mede entre 219 e 221mm de diâmetro e de 44 a 46mm de espessura. Pesa dois quilos.
Prova feminina: mede entre 180 e 182mm de diâmetro e de 37 a 39mm de espessura. Pesa um quilo.
Dardo
Prova masculina: mede 2,7 metros e pesa 800 gramas
Prova feminina: mede 2,3 metros e pesa 600 gramas
Martelo
O conjunto bola,