Portifolio 6 Semestre Concluido
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a avaliação e o plano de aula visto que a avaliação é um recurso fundamental em todo o processo ensino/pedagógico, mesmo em nosso dia a dia, observamos um conjunto de análises avaliativas em nossas praticas comuns, essas avaliações geram efeitos e dão impulso em nossa vida.
DESENVOLVIMENTO: É notável a grande importância do processo avaliativo para o ensino e aprendizagem, por isso, a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individual idades e tornando-o capaz de resolver conflitos do seu dia-a-dia, exercendo também, sua própria cidadania.
Embora os professores utilizem diversos instrumentos de avaliação em suas salas de aula, as provas escritas são as práticas mais frequentes nas escolas. Tendo isto em vista, e observando os constantes fracassos e reprovações atribuídos aos alunos, nota-se que é preciso refletir sobre a forma de avaliação que está sendo empregada nas escolas nos dias atuais.
A avaliação é um processo diário, pauta todas as ações pedagógicas, porque através dela se equilibra o processo, dirimindo as discrepâncias entre ação e apreensão do conhecimento, dando a oportunidade adequada para sanar falsos conceitos antes que estes se tornem uma verdade absoluta na vida do educando, enfim, pode-se ir regulando as próprias práticas pedagógicas.
Para muitos, avaliação escolar ainda é vista como sinônimo de nota; de um instrumento para decidir quem passa de ano ou repete. Ela é pensada em termos de seleção e classificação; de contar o numero de respostas certas e dar uma nota ao aluno.
Como professor, eu posso dizer que ensinei algo, mas isso não me dá a garantia de que o aluno aprendeu.
Já o plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de