ELETRICA PARTE 2
1.1 ELEMENTOS DE UM CIRCUITO ELÉTRICO
Um circuito elétrico consiste na interligação criteriosa de um conjunto de componentes através dos quais circulam cargas elétricas. Os circuitos visam à realização de um objetivo pré-determinado, que tanto pode ser o transporte ou a transformação de energia, como o processamento de informação representada sob a forma de um sinal elétrico. No caso dos circuitos que visam o processamento de informação, os sinais podem constituir uma representação de uma grandeza não elétrica, como por exemplo, a temperatura, a pressão, a intensidade luminosa, a velocidade, um código, etc.
1.2 PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM CIRCUITO ELÉTRICO
1.2.1 DISPOSITIVOS DE MANOBRA
Os dispositivos de manobra são elementos que servem para acionar ou desligar um circuito elétrico, como por exemplo: chaves e interruptores.
1.2.2 RESISTOR ELÉTRICO
O resistor é um dispositivo cujas principais funções são: dificultar a passagem da corrente elétrica e transformar energia elétrica em energia térmica por Efeito Joule. Percebe-se a dificuldade que o resistor apresenta à passagem da corrente elétrica como sendo resistência elétrica. O material mais comum na fabricação do resistor é o carbono.
Figura 1 – Resistor.
Fonte: Google imagens, 2015.
Para sabermos a resistência máxima de um resistor, foi dotado um sistema de cores, que segue a tabela abaixo:
Tabela 1 – Tabela de resistores.
Fonte: http://www.colitec.com.br/tabela-resistores.htm
Como os resistores são componentes muito pequenos e devem ter os valores de suas resistências facilmente identificados, costuma-se codificar este valor com o uso de uma série de faixas coloridas no corpo do resistor. Cada cor representa um algarismo. Para lermos o código do valor da resistência impresso no resistor devemos considerar que:
I. As faixas coloridas são lidas a partir da que está mais próxima de uma extremidade;
II. A primeira faixa colorida representa o primeiro algarismo do valor da