Deuses
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO I PROFESSORA: RENATA VIANA DE BARROS THOME
Aluna: Laura Gabriela de Oliveira Barros
HISTÓRIA E FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO
Ô deuses, estou procurando fundamentos para o que eu tô pensando. Porque sei que desde o início, usavam-se mitos para contar história, sobre fatos que não tinha explicação. Então, será verdade toda essa criação ou era apenas um modo senso comum para explicar aquilo que hoje a ciência explica? Não sei, e isso é um caos em minha cabeça. O que sei é, o mito de Gaia (origem do universo) possuiu por vários séculos grande veracidade.
Com o passar dos anos, os mitos pedem espaço por causa da necessidade do discurso mais verossímil exigido pelo cenário político e democrático que surgia na sociedade da Grécia. É nessa época em que os pensadores e filósofos, Sócrates, Platão e Aristóteles que sempre tiveram preocupação com a reflexão, com o conhecimento, com o ensino e com o pensar, ganham destaque. Sócrates de detinha a dizer que sua sabedoria era dizer que nada sabia e tentava através do método maiêutico descontruía a pretensão do saber. Platão, fez uma análise sobre aparência e essência. Aristóteles, discípulo de Platão, professor de Alexandre. Assim como os outros pensadores, Aristóteles, preocupou-se com a evolução do pensamento crítico e humano, por isso, abriu a escola Liceu, para defender suas ideias são adquiridas através de experiência, do empírico.
Outro filósofo que teve com parâmetro questionamentos acerca do pensamento e conhecimento foi o Quintiliano. Apesar de toda a sua teoria ser na linha de Cícero. Ambos tiveram estudos voltados para humanitas e o uso de palíndromos em seus textos.
Depois, na idade média, o catolicismo, retoma o conceito de paideia unindo-a aos dogmas da religião, mas com o diferencial de colocarem a teologia como a base da educação e conhecimento. Contribuidores da filosofia nessa época foram: santo Agostinho que