Diferença da adolescencia para a juventude
Delimite as diferenças entre adolescência e juventude
A adolescência é um assunto muito atual, que virou tema de muitas conversas em rodas de amigos e debates em geral, enquanto juventude já não é mais tão discutido, mas poucos sabem o que realmente quer dizer estes termos. “A adolescência é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e pelo qual os próprios adolescentes se contemplam” (Calligaris, 2000).
O termo adolescência teve sua origem na história social do ocidente, consolidando-se no final do século XIX. Este conceito foi construído historicamente. A palavra adolescência vem do latim adulesceres ou adolescens, particípio assado do verbo adolescere, que significa crescer (COUTINHO, 2005).
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069/90, pode-se considerar adolescente aquele que se encontra na faixa etária entre 12 e 18 anos. Referindo-se a esse período, Calligaris (2000, p.19) declara que a puberdade nos permite identificar o início da adolescência. Outros autores afirmam que o início desse período se evidencia por volta de um ou dois anos após a puberdade.
A adolescência é considerada um tempo de transformações, mas não apenas no corpo com a ação da puberdade, amadurecendo seu corpo, mas também nos relacionamentos estabelecidos nessa fase, uma vez que nela, se torna mais evidente a formação de grupos para se diferenciarem dos adultos, na tentativa de se expressarem perante a sociedade. Nessa fase de transição onde o adolescente não é mais uma criança, mas também não é um