glandulas exocrinas
As células caliciformes são células epiteliais cilíndricas modificadas, que sintetizam e secretam muco, e estão localizadas entre as outras células do epitélio. O núcleo da célula caliciforme e grande parte das organelas citoplasmáticas apresentam posição basal. A região apical do citoplasma, por sua vez, é alargada, sendo conhecida como teca. Essa região é rica em vesículas contendo glicoproteínas, denominadas mucina. A mucina é composta por mucopolissacarídeos neutros e ácidos, que são liberados por exocitose, e apresenta reação positiva pela técnica do PAS.
Essa glândula unicelular está presente no revestimento do trato respiratório e digestivo.
Tecido Epitelial - Gl. Tubular Simples Enovelada - Gl. Sudorípara
A porção secretora da glândula simples enovelada é constituída por um epitélio cúbico simples circundado por células mioepiteliais. Já o ducto da glândula é formado por um epitélio cúbico estratificado, cujas células são menores do que as unidades secretoras. Nos cortes histológicos, os ductos são sempre mais escuros do que as unidades secretoras.
Tecido Epitelial - Gl. Tubular Simples - Intestino Grosso
Essa glândula é constituída por um epitélio cilíndrico simples, sendo que possui luz tubular única e reta, onde são lançados os produtos de secreção
Tecido Epitelial - Gl. Acinosa Simples - Gl. Sebácea
Os alvéolos apresentam-se formados por uma camada externa de células epiteliais achatadas que proliferam e diferenciam-se em células arredondadas, que vão acumulando no citoplasma o produto de secreção, de natureza lipídica. Os núcleos vão gradualmente se tornando condensados e desaparecem. As células mais centrais do alvéolo morrem e se rompem, formando a secreção sebácea. Logo, é um tipo de secreção holócrina.
Tecido epitelial glandular
Corte de esôfago. Glândula exócrina simples túbulo-acinosa mucosa: Por ser uma glândula exócrina