Glandulas exócrinas
Já as glândulas endócrinas eliminam suas secreções na corrente sanguínea, como a hipófise.
Também existem as glândulas mistas, como os testículos e o pâncreas, que eliminam tanto para fora quanto para dentro da corrente sanguínea.
2. A Adeno-hipófise é formada por três subdivisões ou partes:
Par distalis ou lobo anterior: é a parte principal da glândula
Pars tuberalis: envolve o infundíbulo .Não se pode deixar de evidenciar que, juntas, estas partes formam o pedículo da glândula.
Pars intermédia ou lobo intermediário: é rudimentar no adulto, e separa a pars distalis da neuro-hipófise.
A neuro-hipófise compõem-se de duas partes: a pars nervosa ou lobo posterior e o infundíbulo. O infundíbulo é formado por duas estruturas: eminência média, uma extensão do hipotálamo em forma de funil, e o processo infundibular. Do ponto de vista fisiológico, a hipófise anterior também conhecida como adeno-hipófise secreta mais de seis hormônios peptídicos importantes: Tireotropina, Corticotropina, FSH, LH, Prolactina: produção de leite e desenvolvimento da glândula mamária, GH 3. As glândulas suprarrenais ou adrenais, que têm um comprimento de cerca de 5 centímetros, estão localizadas na cavidade abdominal, anterosuperiormente aos rins. Encontram-se ao nível da 12ª vértebra torácica, e são irrigadas pelas artérias suprarrenais.
Cada glândula é composta por duas regiões histologicamente distintas, que recebem aferências moduladoras do sistema nervoso.
Córtex - Parte externa da glândula, com cor amarelada devido a grande quantidade de colesterol aí encontrada. Tem origem embrionária na mesoderme. Subdivide-se em três regiões, devido à diferença de aspecto histológico: a. Zona glomerulosa, mais exterior. Apresenta cordões celulares dispostos em arcos. b. Zona fasciculada, de localização intermédia. As células dispõem-se