Diferentes tipos de lentes
É um meio de cristal ou sintético, transparente e limitado por superfícies curvas. | |
LENTES CONVERGENTES
São mais espessas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) é mais acentuada do que a curva côncava (base interna). * Quando se desloca uma lente positiva, o objeto caminha em sentido contrário. * O centro ótico de uma lente positiva coincide com sua espessura mais grossa. * Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente aumentará o tamanho dos olhos. LENTES DIVERGENTES
São mais finas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) é menos acentuada do que a curva côncava (base interna).
* Quando se desloca uma lente negativa, os objetos se deslocam no mesmo sentido. * O centro ótico de uma lente negativa localiza-se no seu ponto mais fino. * Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente diminuirá o tamanho dos olhos.
CENTRO ÓTICO
É o ponto mais espesso de uma lente positiva e o mais fino de uma lente negativa, onde o raio de luz atravessa sem sofrer desvio, e deve ser posicionado no centro geométrico da pupila do usuário.
TIPOS DE LENTES
QUANTO À SUPERFÍCIE
Quanto à superfície, as lentes são classificadas como lentes esféricas ou cilíndricas. Explicando de um modo mais simples, a lente cilíndrica serve para corrigir problemas de astigmatismo. Para todas as outras ametropias, a lente é do tipo esférica. No entanto, se uma pessoa sofre de astigmatismo combinado a outra ametropia qualquer, sua lente será esférico-cilíndrica.
QUANTO AO CAMPO DE VISÃO
Refere-se ao número de distâncias focais que uma lente pode ter, ou seja, quantos campos de visão que ela pode possuir. As lentes oftálmicas se dividem em lentes simples (ou monofocais) e lentes compostas (ou multifocais).
MONOFOCAIS
As lentes de visão simples são aquelas que se destinam a um só campo de visão.
MULTIFOCAIS
As multifocais constituem dois ou mais campos de visão, com