Física Óptica e Instrumentos Ópticos
1- INTRODUÇÃO 2
2- OBJETIVOS 3
3- JUSTIFICATIVA 4
4- CARACTERIZAÇÃO GERAL DOS INSTRUMENTOS DE ÓPTICA 5
4.1- Instrumentos Ópticos. Conceitos Básicos de Origem e Funcionamento. 5
5- TIPOS E PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DOS INSTRUMENTOS DE ÓPTICA 7
5.1- O Olho Humano 7
5.2- Câmeras Fotográficas 11
5.3- Projetores 14
5.4- Lupa 16
5.5- Microscópio 16
5.6- Telescópio 18
6- FENÔMENO DE ABERRAÇÃO CROMÁTICA DAS LENTES 19
7- CONCLUSÃO 22
8- REFERÊNCIAS 23
1- INTRODUÇÃO
A humanidade ao decorrer de sua origem obteve uma progressão intelectual que resultou em descobertas que modificaram o planeta como um todo. A transformação do meio ambiente natural, em um espaço tecnologicamente construído, iniciou-se através de estudos científicos e tecnológicos, desencadeando o mundo moderno que possuímos atualmente.
Dentre as diversas ciências e estudos da natureza observados e pesquisados pelo ser humano, destaca-se em larga escala a Física. Esta possibilitou o entendimento geral sobre os fenômenos da natureza, a relação do homem com o ecossistema, bem como as formas mais tecnológicas de transformação do meio ambiente em benefício humano.
Através dos diversos aspectos e estudos da física, encontra-se a Óptica, ramo tecnológico, pertencente à Física moderna, que enfatiza o estudo relacionado aos fenômenos da Luz, as leis relativas das radiações luminosas, e aos fenômenos da visão.
Extremamente importante e presente no cotidiano dos seres em geral, a Física Óptica reúne as aplicações desde os mais sofisticados equipamentos utilizados em pesquisas científicas, quanto em equipamento utilizado no cotidiano dos seres humanos. Observa-se que até mesmo os avanços em relação à energia, tem uma relação muito íntima com a Física Óptica.
Nesse contexto enfatizam-se os Instrumentos de Óptica, que são basicamente equipamentos para visualização, cujos princípios de observação seriam muito difíceis ou impossíveis sem eles. No campo de visão dos seres humanos,