Óptica
A palavra Óptica tem origem no grego optike e significa basicamente ''relativo à visão''
Chama-se Óptica a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. A Óptica estuda as propriedades e efeitos de fontes de luz (como os raios laser), de transmissores de luz (como fibras óticas) e de fenômenos (como o arco-íris) e instrumentos ópticos (como os microscópios). Os espelhos, hologramas e o arco-íris são manifestações das propriedades da luz. A luz algumas vezes se comporta como uma partícula e às vezes como uma onda. Quando ela é emitida ou absorvida pelos átomos, se comporta como se fosse composta de partículas, ou pacotes de energia chamados fótons. Porém, quando ela viaja seu comportamento é o de uma onda eletromagnética.
No estudo da óptica procuraremos abordar, com objetividade, o estudo da luz e dos fenômenos luminosos em geral, tais como: o comportamento da luz, a reflexão da luz e a refração da luz. Além destes fenômenos, há também os instrumentos ópticos tais como: espelhos planos e esféricos e lentes esféricas.
A Óptica divide-se inicialmente em duas partes: Óptica Física e Óptica Geométrica.
Óptica Física é a parte da ciência que estuda os fenômenos luminosos no que diz respeito a sua natureza, em suas características ondulatórias, polarização, interferência, etc., em resumo, estuda a energia radiante de um modo geral.
Fibras Ópticas
Holografia
Lentes
Luz
Reflexão, Difusão e Refração da luz
Velocidade da luz e o ano-luz
Óptica Geométrica é a parte da óptica que estuda os fenômenos luminosos, considerando-se a propagação da luz em linha reta, aplicando-se ao raio luminoso as propriedades que a reta possui na Geometria.
Óptica Geométrica
Equação de Gauss
Espelhos planos, esféricos, côncavos e convexos
Outras subdivisões são usadas ainda para determinar a parte da Óptica: na Medicina, costuma-se usar a terminologia: Óptica Fisiológica, que estuda o olho humano como componente do sistema neurovegetativo, e Óptica Oftálmica,