Análise do Filme de Luís Carlos Prestes
Campus Natal-Central
História III
Questões referentes ao filme-documentário “O Velho” – A Vida de Luis Carlos Prestes de Toni Venturi.
1) Fale sobre o contexto sócio-histórico da gênese da atuação política de Luis Carlos Prestes:
O Brasil ainda se encontrava na sob o regime da República Velha onde os principais personagens eram vindos das oligarquias rurais entre os estados da região sul e sudeste que já começava a ser ameaçada devido à mobilização dos trabalhadores industriais e das revoltas nazifascistas. Luis Carlos Prestes começou sua vida política ainda quando era militar e liderou um movimento de rebeldes que foi se fortalecendo e resultou na Coluna Prestes que apoiava o fim da República Velha. A partir daí, a coluna se desmanchou e Luis Carlos Prestes iniciava sua carreira política exilando-se na União Soviética e se envolvendo cada vez mais com o mundo socialista. Prestes chega a voltar ao Brasil e apoiar Getúlio Vargas, mas acaba derrotado.
2) Por que o surgimento do movimento tenentista está ligado à “agonia da república oligárquica”?
A República Velha constituía-se basicamente de um regime com poder centralizador oligárquico que não enxergava o restante da população fora do eixo das alianças oligárquicas e explorava as camadas sociais mais baixas resultando num povo miserável e sem poder de participação na política brasileira. O movimento tenentista buscava expor ao resto do país exatamente esses problemas com o intuito de criar uma revolução apoiada pela população contra o governo da época, no entanto, o objetivo da marcha não foi atingido, mas o movimento tenentista contribui em parte para a disseminação das denúncias contra as oligarquias.
3) O que foi a Coluna Miguel Costa-Prestes, como surgiu, quais eram seus objetivos e por que fracassou?
A Coluna Miguel Costa-Prestes, ou só Coluna Prestes, era um movimento militar com cunho político que percorreu o interior do Brasil com o