Clasiificação das lentes oftálmicas
2726 palavras
11 páginas
Escola Superior da Tecnologia da Saúde de LisboaEstágio de Aprendizagem I
Módulo de Optometria
Lentes Oftálmicas
Fonte: www.cienciahoje.pt
Classificação das Lentes Oftálmicas
1. - Classificação por Tipologia de Lente
As lentes oftálmicas utilizadas para a compensação de ametropias podem dividir-se em dois grandes grupos: As lentes esféricas e as lentes cilíndricas/esfero-cilíndricas.
1.1- Lentes esféricas:
Todos os raios de luz que passam através de uma lente são refractados, excepto os que passam directamente pelo centro óptico. As lentes esféricas são classificadas pela forma como a luz é refractada através das mesmas. Nesse sentido, existem as lentes esféricas positivas, também designadas convergentes, e as lentes esféricas negativas ou divergentes.
1.1.1- Lentes esféricas Positivas/Convergentes:
Os raios de luz paralelos que passam através deste tipo de lente convergem num ponto à frente, ou seja, aproximam-se uns dos outros como mostra a figura 3. Este tipo de lente é mais espessa no centro do que na periferia e amplia as imagens dos objectos que são observados através dela (Efeito de Lupa), sendo utilizada para a correcção da Hipermetropia e Presbiopia. Dentro das lentes esféricas positivas existem as lentes biconvexas cujas duas superfícies são convexas, as lentes plano-convexas que apresentam uma superfície convexa e outra plana e a lente menisco-convexa que apresenta uma superfície convexa mais potente e uma superfície côncava (Fig.4). Fig. 1- Representação esquemática de um olho hipermétrope à esquerda; Lente plano-convexa para correcção da Hipermetropia à direita.
(Fonte: Panfleto Informativo Essilor)
1.1.2- Lentes esféricas Negativas/Divergentes:
Os raios de luz que passam através de uma lente divergente ou negativa são afastados uns dos outros apresentando um foco virtual (Fig.3). A espessura deste tipo de lente é menor no centro e aumenta para a periferia, apresentando os bordos mais espessos que o