Diferentes Personalidades Do Ambiente De Trabalho RH 1
O que é personalidade?
“Quando um psicólogo fala sobre personalidade, refere-se a um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um indivíduo” (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL 2010)
Gordon Allport apud Robbins (2010) Não sei como escreve isso diz que a personalidade é a “organização dinâmica interna daqueles sistemas psicofísicos do indivíduo que determinam seu ajuste individual ao ambiente”
Uma das discussões no estudo da personalidade centrou-se em definir se ela é resultado da influência externa ou da genética herdada dos pais.
O principal motivo de um gestor medir a personalidade de cada indivíduo na contratação do mesmo é que elas ajudam a prever quem é a melhor pessoa para preencher a vaga existente. Alguns testes são realizados para poder então “medir” a personalidade, uma delas é o questionário de auto-avaliação, no qual o indivíduo se classifica de acordo com uma série de fatores, tais como “eu me preocupo muito com os outros”. Entretanto há algumas deficiências nesse tipo de teste, como a pessoa pode mentir, causando uma boa impressão ao entrevistador, ou a pessoa pode estar de mau-humor na data da aplicação do teste.
Examinaremos mais detalhadamente alguns atributos específicos de personalidade que são poderosos indicadores do comportamento humano: Maquivelismo, narcisismo, automonitoramento, aversão ao risco e as personalidades do Tipo A e o proativismo.
O Maquivelismo é uma característica na qual o traço de um indivíduo que é pragmático, mantém distância emocional e acredita que os fins justificam os meios.
Narcisismo, tendência a ser arrogante, possuir senso exagerado de importância de si mesmo, exigir admiração excessiva e pensar que tem direito de tudo.
Automonitoramento é a capacidade do individuo em ajustar seu comportamento a fatores situacionais