Diferentes ferramentas e ambientes de comunicação na internet
A comunicação síncrona é realizada em tempo real, exigindo participação simultânea de todos os envolvidos. Como exemplo de ferramentas síncronas podemos citar:
Chat: Programa que permite a comunicação entre vários interlocutores, através de uma janela comum onde tudo o que é escrito por cada participante pode ser lido imediatamente por todos os outros. O IRC (Internet Relay Chat) desenvolvido por Jarkko Oikarinen em meados de 1980 é um dos mais populares na Internet.
MUDs (Multiple User Dimension, Multiple User Dungeon, or Multiple User Dialogue) e MOOs (Multi User Object Oriented Environment): Ambientes de realidade virtual baseados em texto, isto é, ambientes onde a interface e as interações entre o usuário e o ambiente são realizadas unicamente através de linguagem escrita.
Videoconferência: Uma videoconferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local. Fatores importantes tais como suporte a comunicação multiponto, técnicas de codificação e compressão de vídeo e áudio, requisitos de hardware e software e o preço da ferramenta devem ser levados em consideração na adoção dessa modalidade.
Ferramentas Assíncronas
A comunicação assíncrona é realizada em tempos diferentes, não exigindo a participação simultânea (em tempo real) dos envolvidos. Os participantes não necessitam estar reunidos no mesmo local ou ao mesmo tempo, resultando em maior flexibilidade de interação e acompanhamento. Como exemplo das ferramentas assíncronas mais tradicionais temos:
E -mail: A grande vantagem dessa ferramenta é que cada um pode enviar ou receber suas mensagens e/ou arquivos de acordo com sua disponibilidade de tempo.
Fóruns de discussão: As mensagens são organizadas de forma hierárquica, de tal forma que é mais fácil visualizar quais mensagens pertencem a um mesmo tópico. Essa