assessoria de imprensa
Maria Eugênia Ribeiro1
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo traçar algumas considerações sobre a comunicação organizacional no contexto das mídias e das redes digitais, com foco na atuação da assessoria de imprensa no cenário atual. Para isso, pretende-se, a partir de uma revisão bibliográfica, analisar a prática da assessoria de imprensa na atualidade, onde se torna necessária a incorporação de novas atitudes, como o uso de estratégicas digitais e convergência de mídias, sem esquecer os métodos tradicionais relativos à prática da assessoria de imprensa pelas organizações. Palavas-Chave
Comunicação organizacional. Assessoria de imprensa. Internet. Mídias digitais. Redes sociais.
Introdução
Nas últimas duas décadas, com o surgimento da internet e com a disseminação e utilização do arcabouço de ferramentas relacionadas à tecnologia da informação, a comunicação organizacional e a mídia alteraram seus modos de trabalho, incorporando novas atitudes e práticas para atuarem de forma mais rápida e ágil com seus públicos.
É um novo cenário onde qualquer pessoa pode produzir e difundir informação para seus grupos de amigos nas mais diversas plataformas existentes na internet. Esse “poder” do cidadão de agir com apenas um “click”, fez com que as empresas de forma geral e as empresas de comunicação passassem a agir de forma diferenciada, buscando conhecer e atuar nesse novo cenário digital.
Nessa perspectivas, ocorreram e ocorrem, a cada instante, alterações no modo de planejar estratégias buscando melhorar a atuação no mercado, estabelecer relacionamentos e promover diálogo com os públicos por parte das organizações e das empresas de mídia.
Mesmo optando por não atuar no cenário digital, as empresas em ação no momento atual, devem, sob pena de extinguir-se, pelo menos conhecer como funciona o universo digital e assim optar por agir de forma tradicional, ou inserir-se nessa nova realidade