Biogeografia
coordead@fara.edu.br
Fone: (62) 3224-8829 e 3274-3161
ATIVIDADE 03 – AMEAÇAS Á BIODIVERSIDADE
Acadêmico Maikon Maia da Silva,
Discente do 7º período do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Araguaia
Docente da disciplina de Paulo Cesar Rodrigues do curso de Tópicos em Biodiversidade e
Educação, Faculdade Araguaia, Goiânia, Goiás, Brasil.
QUESTIONÁRIO
1. O que é extinção?
Resposta: extinção pode ser algo natural, como em casos onde há variação climática brusca e alguma espécie não consegue sobreviver. No caso de alterações de comportamento, doenças, parasitas, e até mesmo competições por território entre as espécies a extinção pode ocorrer.
2. A extinção é algo natural?
Resposta: Dentre as causas não naturais de extinção estão as atividades do homem, como alterações no habitat dos animais para exploração de uma determinada região, por exemplo, para a construção de hidrelétricas, resíduos sem tratamento algum jogados nas fontes de água, além do desmatamento, captura ilegal, biopirataria, inserção de animais exóticos, captura para fins medicinais e alimentação.
3. Como a atividade humana tem afetado as taxas de extinção em tempos mais recentes? Resposta: As taxas de extinção são mais conhecidas em relação aos pássaros e mamíferos porque essas espécies são relativamente grandes, bem estudadas e evidentes. Atualmente as taxas de extinção para os outros 99,9%das espécies do mundo são apenas meras suposições. 4. Quando uma espécie e considerada endêmica?
Resposta: Uma espécie é endêmica quando ela é restrita a uma determinada área geográfica.
5. Por que os registros de taxas de extinção pode ser maiores em ilhas?
Resposta: Os registros de taxas de extinções podem ser maiores em ilhas, simplesmente porque essas áreas são mais estudadas do que as áreas continentais.
6. Além do veneno qual outra particularidade apresenta a Jararaca Ilhoa?