Haha
Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 22 de abril de 2013
Tamanho do texto:
A comunicação nas redes virtuais se dissocia do ambiente físico
As novas formas de comunicação assim como os novos tipos de relacionamentos sociais estendem-se de forma veloz às redes virtuais, sendo assim a comunicação se dissocia do ambiente físico em que os recursos extralinguísticos como gesto, postura, expressão, tom de voz, são comuns na oralidade pra se efetivarem as mensagens.
Em seu lugar, a comunicação se estende no espaço midiático e busca proporcionar uma ação a distância no uso de ferramentas, ou seja, para “compensar” a linguagem não-verbal no ciberespaço, os internautas fazem uso de diferentes ferramentas virtuais.
Ao abrir possibilidades de comunicação no espaço cibernético distinguindo-se portanto da mídia clássica, “as mensagens tornam-se interativas, ganham uma plasticidade e têm uma possibilidade de metamorfose imediata” segundo Levy.
Simplificando a explicação, temos:
O primeiro dispositivo é o tipo ‘Um e Todos’, é representado pelos modernos meios de comunicação de massa, tendo um centro emissor e uma multiplicidade de receptores, no qual a mensagem é divulgada em um único sentido, sem interatividade entre as partes.
O segundo dispositivo é o tipo ‘Um e Um’ que, embora proporcione uma interação perfeita entre as partes, não possui a emergência do coletivo na transmissão da informação, como no caso do telefone.
O terceiro dispositivo é o tipo ‘Todos e Todos’, espaço cibernético no qual não há distinção entre emissores e receptores, pois todas as partes em contato podem ocupar, concomitantemente, as duas posições, estabelecendo um novo tipo de interação.
Para Galli, pode-se dizer que a Internet é um meio de comunicação que se enquadra no dispositivo “Todos e Todos”. Ela proporciona a interação entre locutor e interlocutor, uma vez