relatorio de identificação de compostos organicos
Relatório da Pratica Laboratorial
Aluno(a): Maria pricila de Silva Santos Data: 20/02/2014
Disciplina: Química orgânica experimental Docente: Caio Lima OBJETIVO:
Determinar a solubilidade de algumas amostras líquidas e sólidas (1, 2, 3, 4 e 5) para identificar o tipo de grupo funcional que as amostras devem conter e consequentemente propor qual será o composto orgânico em cada caso.
Discussão e resultado dos experimentos:
Sabendo-se que a solubilidade de uma substancia orgânica está diretamente relacionada com a estrutura molecular, especialmente com a polaridade das ligações e das espécies química como um todo ( momento Dipolo). Geralmente a regra é: compostos orgânicos polar serem solúveis em compostos orgânicos polar e apolar em apolar, ou seja, a solubilidade depende, portanto, das interações intermolecular.
Para dissolver um soluto em um solvente, se requer energia necessária para vencer as interações já existentes, soluto-soluto e solvente-solvente, para forma interação soluto-solvente, e para isso acontecer as interações soluto-solvente deve ser mais fortes sendo ΔGsolubilidade < 0 (espontâneo). Quando isso acontece se obtém uma solução homogênea, mais se as interações soluto-soluto solvente-solvente forem mais forte do que soluto-solvente sendo ΔGsolubilidade > 0 (Não-espontâneo), se obtém uma solução com duas fases no caso dos líquidos ou a presença do corpo de fundo no caso dos sólidos.
Com estes conhecimento acima, e com a utilização de um esquema que continha uma marcha a ser seguida pela a solubilidade dos compostos orgânicos para que se tenha a classificação dos mesmo em 5 amostras desconhecida. E os resultados obtidos foram:
Amostra 1 - Insolúvel em agua, insolúvel em NaOH 5% , insolúvel em HCl 5 % e insolúvel em H2SO4 96 %. Que resultou na classificação do grupo I, onde nele estar contido os : Hidrocarbonetos saturados, alcanos halogenados, haletos de arila, éteres