Diferenciação
Equilibração: é o processo de assimilação e acomodação. ocasionando a acomodação. A equilibração é um processo fundamental no desenvolvimento do pensamento e tem origem na necessidade que o homem sente de equilibrío
Esquema de
Desequilibrio----assimilação---acomodação---equilibrío
(esquema antigo) Adaptação (Novo esquema)
as mudanças efetivas no pensamento ocorrem devido a um processo de equilibração.
- Se aplicarmos um esquema específico a uma determinada situação e este funcionar, então existe tal equilíbrio, mas se o esquema não produzir um resultado satisfatório então existe o desequilíbrio. Por isso estamos em constante processo de assimilação e acomodação e com isso nosso pensamento muda e progride continuamente.
O conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói seu conhecimento através da interação com o meio (físico e social)A partir da equilibração o sujeito passa a construir seu próprio conhecimento porisso O professor além de ensinar, precisa aprender o que seu aluno construiu. o desenvolvimento cognitivo do indivíduo está sempre passando por equilíbrios e desequilíbrios. Isso se dá com a mínima interferência, seja ela orgânica ou ambiental. Para que passe do desequilíbrio para o equilíbrio são acionados dois mecanismos:
O de assimilação e acomodação. Por exemplo, a inteligência[->0] seria uma assimilação, pois incorpora dados da experiência no indivíduo.
Assim, uma vez que ele assimilou intelectualmente uma nova experiência, vai formar um novo esquema ou modificar o esquema antes vigente. Então, na medida em que ele compreende aquele novo conhecimento ele se apropria dele e se acomoda, aquilo passa a ser normal. Então, volta novamente ao equilíbrio.
Esse período que a pessoa assimila e se acomoda ao novo é chamado de adaptação.
Pode-se dizer, que dessa forma, se dá o processo de evolução do