Diferenciação
Conforme o ambiente organizacional muda as organizações devem se transformar de forma adequada. De acordo com tais informações a empresa necessita de um processo de monitoração do ambiente em que vive, identificando os riscos e as oportunidades que possam influenciar a organização a atingir suas metas.
Tendo em vista esta mudança de cenário a gestão do conhecimento tornou-se fator importante para obtenção dos objetivos individuais e coletivos. A Gestão do Conhecimento procura compreender,o avanço tecnológico e conclusões das teorias sobre criatividade e aprendizado individual e organizacional, como os investimentos nesta área podem de fato aumentar a capacidade de gerar, difundir e armazenar conhecimento de valor para a empresa.
Diante disto,o grande desafio é desenvolver uma metodologia que torne possível a reutilização do conhecimento existente na organização, bem como o uso de meios para captação de novos.
Segundo Sveiby (1998, p.13), “a gestão do conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional”, uma vez que já faz parte da estratégia das empresas, mas pode ser compreendida como a “arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis da organização”.
De acordo com as informações citadas acima, a Gestão do Conhecimento tornou-se imprescindível para o bom funcionamento das organizações atuais, sendo de importância geral da organização, está aliada ao avanço da tecnologia e o estudo do ambiente organizacional.
Fontes: PETER, J. Paul, Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. Makron books: São Paulo
José Cláudio C. Terra, Dr. – Gestão do Conhecimento: O grande desafio emrpesarial
DRUCKER, Peter F. Administrando para obter resultados. São Paulo: Pioneira,