Diferencial de pressão através do piezometro
Vários são os medidores de pressão, porém nem todos eles obedecem às duas leis fundamentais da Estática dos Fluidos que são as já mencionadas
LEIS DE PASCAL e LEI DE STEVIN. Dentre os principais tipos que obedecem as leis fundamentais destacam-se os seguintes: O Piezômetro é um Instrumento muito simples, consistindo de um tubo vertical de vidro ou qualquer outro material transparente. Dependendo da pressão a que o liquido dentro do tudo estiver sendo submetido, a uma altura equivaliente (h). Basta medirmos a cota h e conhecermos a massa específica do fluido gerador da cota h para que possamos aplicar a LEI DE STEVIN e obtermos a pressão (P). Podemos aplicar a equação manométrica para chegarmos ao seguinte equacionamento: Partindo-se da pressão atmosférica, soma-se o produto: Massa específica x(vezes) aceleração da gravidade x a cota h para obter a pressão P reinante no interior do tubo. Patm + ρ x g x h = Ptubo Se no equacionamento acima considerarmos a pressão atmosférica nula, isto é, escolhermos a escala efetiva das pressões, o valor de pressão P é simplesmente o produto massa específica x aceleração da gravidade x a cota h.
P = ρ x g x h OBSERVAÇÕES: O piezômetro é muito simples de construir e de ler. Porém é o seu uso é bastante limitado pois não pode ser usado se o fluido for gás, pois o mesmo vazaria, não pode ser usado para grandes pressões, pois a cota h seria grande demais e não pode ser usado para medir pressões inferiores à atmosfera, pois a coluna não se formaria. Os piezômetros são amplamente utilizados na engenharia devido principalmente a sua fácil construção e operação. Como principais exemplos de uso menciona-se:
Monitoração de pressão d’água para determinação de coeficientes de segurança para aterros ou