Teorema da quantidade de movimento
Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo
TEOREMA DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO:
FORÇA SOBRE COMPORTA DE FUNDO
BRUNA POTRINI RA: 132482-1
GEOVANI HORSCHUTZ RA: 132829-3
FERNANDA NOBRE RA: 130571-3
RAFAEL DAROS RA: 075124-8
RAFAEL LIMA DE GÉA RA: 130674-5
Santa Bárbara d'Oeste – SP
2015
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 5
3. METODOLOGIA 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 12
5. CONCLUSÃO 21
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22
1. INTRODUÇÃO
Alguns conceitos fundamentais devem ser considerados durante este experimento, destes os principais são introduzidos abaixo:
1.1 Medidores de escoamentos internos com redução de seção: “A maioria dos medidores de escoamentos internos (exceto o elemento de escoamento laminar) é baseada na aceleração da corrente fluida através de alguma forma de bocal como esquematizado na figura I. O deslocamento do fluido nas bordas vivas da garganta do bocal provoca a formação de uma zona de recirculação, como indicam as linhas tracejadas, a jusante do bocal. A corrente principal continua a acelerar-se a partir da garganta do bocal para formar a veia contraída (vena contracta) na seção 2 e depois volta a desacelerar-se e encher o conduto. Na veia contraída, a seção de escoamento passa por seu valor mínimo, as linhas de corrente são essencialmente retas e a pressão é uniforme em todos os pontos da corrente.” (FOX, Mcdonald, 1998).
Figura I – Escoamento interno através de um bocal. O escoamento teórico pode ser relacionado com a diferença de pressões entre as seções 1 e 2, pela aplicação das equações da continuidade e de Bernoulli. Dessa forma, obtem-se a equação (3) mostrada no item modelagem matemática, para a vazão em massa teórica.
1.2 Conservação da Quantidade de Movimento:
“A quantidade de movimento de um sistema permanece constante se nenhuma força externa está agindo no sistema. Uma lei mais