DIFEREN A ENTRE SANEAMENTO B SICO E AMBIENTAL
Alan Cordeiro, 11 de Junho de 2013
Saneamento básico
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social.Com outras palavras, pode-se dizer que saneamento caracteriza o conjunto de ações sócio econômicas que têm como objetivo alcançar Salubridade Ambiental.
O saneamento básico têm 4 componentes: água, esgoto, águas pluviais e resíduos sólidos. “A água potável segura e o saneamento adequado são fundamentais para a redução da pobreza, para o desenvolvimento sustentável e para a prossecução de todos e cada um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.” Ban Ki-moon, SECRETÁRIO-GERAL DA ONU
Saneamento ambiental
O Saneamento Ambiental é realizado com o objetivo de melhorar a qualidade do meio ambiente como um todo. Ajudando a população a ter um ar limpo para respirar, Controle ambiental de vetores e reservatórios de doenças, Prevenção e controle de excesso de ruídos e emissões atmosféricas, etc.
Ainda que só 0,1% do esgoto doméstico seja constituído de impurezas de natureza física, química e biológica, e o restante seja água, o contato com esses efluentes e a sua ingestão é responsável por cerca de 80% das doenças e 65% das internações nos hospitais. (Segundo dados do Trata Brasil).
Diferença entre saneamento básico e saneamento ambiental
Saneamento ambiental são as ações para a sociedade, com o objetivo de fazer com que todos tenham acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos e líquidos, disciplina sanitária de uso do solo, controle de doenças transmissíveis, para proteger e melhorar as condições de vida da população e do meio ambiente.
Saneamento Básico:
Saneamento Básico é o abastecimeto de água potável nas regiões, coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, controle de pragas e etc. Com o objetivo de