Diferen A Entre De Smo Pante Smo E Cristianismo
ISONEIDE ARRUDA BARROSO
DIFERENÇA ENTRE deísmo, panteísmo e Cristianismo.
MANAUS
2014
ISONEIDE ARRUDA BARROSO
DIFERENÇA ENTRE deísmo, panteísmo e Cristianismo.
Trabalho apresentado à disciplina Teontologia do Curso Bacharelado em Teologia do Instituto Teológico Presbiteriano do Amazonas - ITEPRAM, sob a orientação do Rev. Robert Galbraint.
MANAUS
2014
DIFERENÇA ENTRE deísmo, panteísmo e cristianismo.
DEÍSMO
É uma postura filosófica–religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas que questiona a ideia de revelação. O deísmo “retira” Deus do mundo, e dá ênfase exacerbada à Sua transcendência, e exclui de forma equivocada Sua imanência. Teve a influência do panteísmo, porém o pêndulo pendeu noutra direção. Identificou Deus com o mundo e não reconheceu um Ser divino distinto da Sua criação e infinitamente exaltado acima dela. PANTEÍSMO É a doutrina que afirma que Deus é o todo/universo. Não há um criador distinto, criador e criação são a mesma coisa. O universo é Deus, a matéria é Deus, as pessoas o são. Tudo é Deus. Deus está no universo, como a mente está no corpo. O universo é o ‘corpo’ de Deus, seu pólo real e tangível. O outro polo está além deste plano.
CRISTIANISMO Difere das demais religiões e visões filosóficas, pois não depende da capacidade, da sabedoria, da vontade ou de qualquer outro esforço humano, mas depende única e exclusivamente de Deus, de Sua auto-revelação, sem a qual o homem continuará na sua ignorância e obscuridade.
REFERÊNCIAS
BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Trad. Odayr Olivetti. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.
GEISLER, Norman L. Enciclopédia de apologética. São Paulo, SP: Editora Vida, 2002. p.188
GRUDEM, Wayne A. Teologia Sistemática: Atual e Exaustiva. São Paulo: Vida Nova, 1999