Análise de Processos
Processo é qualquer atividade ou grupo de atividades que toma um ou mais insumos (inputs), transforma-os e fornece um ou mais resultados (outputs) a seus clientes.1 É todo percurso realizado por um material desde que entra na empresa até sair dela com determinado grau de transformação.
Em uma organização é formada por vários processos diferentes, que precisam estar submetidas à análise de processos, pois é quem avalia por meio de documentação e compreensão detalhada sobre toda a execução do trabalho. Análise de processos é dividido em 6 passos:
Imagem 1
Passo 1: Tem o objetivo de identificar oportunidades e a quatro processos importantes: relacionamento com o fornecedor, desenvolvimento de novo serviço ou produto, execução do pedido e relacionamento com cliente.
Passo 2: Estabelece os limites do processo a ser analisado, identifica se o processo amplo, se estende pela organização, se envolve muitas tarefas ou pessoas, ou se é parte da tarefa de uma pessoa.
Passo 3: Quando o escopo estiver estabelecido, deve-se documentar o processo, que inclui listas de insumos, fornecedores, produtos e clientes, em forma de diagramas, tabelas e/ou gráficos.
Passo 4: Para avaliar e buscar uma maximização do processo, indicadores são medidas de desempenho. Quando os indicadores são definidos, se coleta informações sobre o andamento e execução de cada processo.
Passo 5: Nesse passo, após uma análise mais cautelosa, deve se identificar lacunas ou incoerências entre o desempenho real e o desejado. E então, com uma visão analítica e criativa, tem opções de aperfeiçoamento, das quais são filtradas e analisadas. Idéias que os benefícios superam os custos são escolhidos para compor um novo projeto.
Passo 6: Implementação do projeto proposto.
Referencias
1. Pg2