Dieta: o que as mães precisam saber - odontologia
A formação de hábitos alimentares é influenciada por fatores fisiológicos, psicológicos, socioculturais e econômicos. É com a família que a criança aprende a se alimentar com base em exemplos, orientações e costumes, reproduzindo o modelo vivenciado. A aquisição dos hábitos alimentares ocorre à medida que a criança cresce. Durante a primeira infância, seu universo se restringe, geralmente, aos pais, cabendo a estes a escolha dos alimentos a ofertar aos filhos (FISBERG et aI., 2000).
A dieta, com relação à cárie, além de precisar dos microorganismos para metabolizá-la e de um hospedeiro susceptível aos seus efeitos, deve possuircaracterísticas que a apontem como cariogênica. A influência dos carboidratos, em especial os açúcares, no processo da cárie, está exaustivamente comprovada (NEWBRUN, 1988; FREIRE, 2000). Os carboidratos, pela classificação bioquímica, são subdivididos em carboidratos constituídos de moléculas simples, os açúcares:
Monossacarídeos - (glicose, frutose, maltose,...), dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose,...) e oligossacarídeos, e por carboidratos complexos formados de longas cadeias de monossacarídeos, os polissacarídeos amidos e não amiláceos (FREIRE, 2000). Consoante Kornman (2001), a disponibilidade dos nutrientes dietéticos para o metabolismo bacteriano depende da composição química da dieta e do seu acesso à placa. As moléculas dos amidos e proteínas, por terem uma dimensão maior, não estão disponíveis para o uso até serem degradadas quimicamente em partes menores. Na cavidade oral, estas moléculas são alvo de certa fragmentação, mas não o suficiente para proporcionar nutrientes substanciais para a placa ou bactéria. Se os amidos permanecerem retidos na cavidade oral, pode ocorrer uma degradação enzimática suficiente para deixar o alimento disponível para a placa bacteriana. Os carboidratos com baixo peso molecular, como a sacarose e a lactose,