Atenção odontologica na adolescencia
Este estudo tem como objetivo relatar as transformações físicas, psíquicas e sociais que ocorrem no período da adolescência e associa-las com as mudanças que devem ser feitas no atendimento odontológico.
A adolescência é definida como uma época de transição entre a infância e a vida adulta e é marcada por grandes transformações, devido a essas transformações e por ser um período tão especial que exige atenção e acompanhamento multidisciplinar e que seja adequado à sua faixa etária, pois o adolescente tem uma maneira toda própria de ser não sendo possível uma adaptação de qualquer esquema de atendimento que não seja aquele adequado a ele.
O que se tem percebido na prática Odontopediatria é que tanto as crianças como os profissionais estabelecem um enorme vínculo amoroso e profissional alicerçado pela confiança conquistada ao longo dos anos. Dessa forma muitos preferem manter essa relação paciente profissional, tendo o profissional que possuir conhecimentos sobre crescimento craniofacial, desenvolvimento da oclusão e domínio técnico para executar diversos procedimentos clínicos, é preciso também compreender o que se passa com o individuo enquanto criança, jovem e adulto para que se possa fazer um atendimento de qualidade.
DESENVOLVIMENTO
A adolescência é um período inevitável do desenvolvimento psicológico do ser humano, cujo processo obedece a mudanças e regras psicobiológicas totalmente diferentes de qualquer outro período da vida do ser humano. Deve ser entendida como um conjunto de manifestações biopsicossociais que acontecem na vida do indivíduo entre o período da infância e a da maturidade, sem que seja possível determinar o momento do início e do fim. Sabendo-se o que vem a ser uma criança e um adulto, é possível afirmar que o adolescente coloca-se entre estes dois indivíduos.
A transição da fase infantil para a adolescência,ocorrem em três etapas:
Primeira Etapa: * Ele começa a conhecer-se fisicamente, descobrindo que seu