A resposta dos compósitos de fibras naturais através da simulação de impacto balístico por fragmentos de projéteis
2317 palavras
10 páginas
A resposta dos compósitos de fibras naturais através da simulação de impacto balístico por fragmentos de projéteisPaul Wambua , Bart Vangrimde, Stepan Lomov, Ignaas Verpoest
Disciplina: MEC3124 – COMPOSITOS POLIMÉRICOS –
FABRICAÇÃO, PROPRIEDADES E MECANISMO DE
DANO
Docente: Dr. Eve Maria Freire de Aquino
Resumo
Em contra-partida ao aumento de trabalhos sobre a utilização de fibras sinteticas e a análise das suas propriedades para o uso balistico, este seguinte trabalho se utiliza de fibras naturais para este fim.
A fibras naturais foram:
Fibra de Juta
Fibra de Linho
Fibra de Cânhamo
Resumo
O límite balístico do composíto vai ser representado por V50 e ela foi determinada submetendo o material a carga de impacto balístico por simulação dos fragmentos de projéteis (FSP), utilizando um canhão de armas intercambiáveis de bloco manométrico (BMCI).
Os composítos foram ainda examinados para investigar o limite balístico de sistemas dos composítos híbridos de aço preparados por colagem de finas placas de aço leve na face e atrás dos compósitos de fibras naturais.
Introdução
Nas ultimas décadas muito têm-se avançado na busca por materiais de armaduras leves com melhores desempenhos, isso ocorre devido à crescente sofisticação da indústria de armas.
A utilização de fibras de aramida e Polietileno de Ultra Alto Peso
Molecular (UHMWPE) apareceram como alternativas na utilização de materiais que dominavam o mercado como Nylon, fibra de vidro etc.
Materiais e métodos
O tecido de linho foi adquirido com a Libeco Lagae, Meulebeke,
Bélgica, enquanto o tecido de cânhamo foi obtido pelo HNF
Handels GmbH, Alemanha. O tecido de juta foi proveniente das industrias Champdany Limited, Calcutá, na Índia. Os parâmetros dos tecidos utilizados são os apresentados na Tabela 1. Todos os tecidos foram traçados e em Loomstate (ou seja, não tingidos e não terminados).
Materiais e métodos
Placas de Compósitos
O linho,