dieta nutricional
A dieta é portanto um hábito e representa uma forma de viver. Por vezes, o termo é usado para fazer referência aos regimes alimentares especiais para perder peso ou para combater determinadas doenças, ainda que estes casos representem alterações da dieta e não propriamente a dieta em si.
Uma dieta alimentar balanceada ou equilibrada é aquela que contém a quantidade adequada de alimentos necessários para garantir os requerimentos nutricionais.
Contudo, sabe-se que uma dieta pode satisfazer as necessidades calóricas e nutricionais, mas, ao mesmo tempo, ser inadequada, por conter um determinado nutriente em excesso.
desenvolvimento
Os Grupos alimentares são as divisões da Pirâmide Alimentar. Na Pirâmide Brasileira, os alimentos foram divididos em 8 grupos: Cereais, Hortaliças, Frutas, Leguminosas, Leites, Carnes e Ovos, Açúcares e Óleos.
O Grupo dos Cereais forma a base, o 1º nível da Pirâmide Alimentar e é constituído pelos alimentos ricos em carboidratos, como arroz, milho, trigo, aveia, pães, macarrão, farinhas, tubérculos e raízes (batata, mandioca, inhame), etc..
O Grupo das Hortaliças é composto pelos vegetais folhosos e legumes, alimentos de fácil acesso à população, ricos em minerais, vitaminas e fibras - nutrientes com funções reguladoras e indispensáveis ao organismo. Encontra-se no 2º nível da pirâmide (juntamente com o Grupo das Frutas)
Assim como as hortaliças, as frutas são alimentos reguladores, ricos em fibras, vitaminas e minerais, e de fácil acesso à população.
Apesar de não apresentarem os mesmos valores nutritivos das carnes ou dos ovos, as leguminosas (feijões e outros grão, como a soja e a lentilha) são responsáveis por uma importante contribuição no fornecimento de proteínas à população brasileira.
Por serem alimentos de origem animal, o leite e seus derivados (iogurte, manteiga, queijos, creme de leite, etc.) contêm gorduras saturadas e colesterol - o que eleva a quantidade de calorias.
O grupo das carnes e ovos é composto por