Diet e light
| |
|Light e diet |
Light e diet
O conceito de light e diet, apesar de ser muito conhecido, não é claramente entendido. Existe uma grande confusão, por parte do consumidor, para entender essa classificação.
Por exemplo: Será diet um produto apenas sem açúcar? E a Coca-Cola light que não tem açúcar, pode ser classificada como diet? Afinal, qual é a definição destes termos?
Porque surgiu a Coca cola zero? Qual a diferença existente entre Coca zero e light?
Histórico
A partir de 1960 a produção mundial de alimentos teve um grande crescimento, em função da adoção de novas tecnologias adotadas para a produção.
Com isso, o custo desse alimento caiu, e grandes grupos da população nos países desenvolvidos, onde a renda era maior, passaram a ter acesso a uma alimentação farta e barata, isso vindo a acontecer depois de algum tempo em países em desenvolvimento, hoje chamados de países emergentes.
Essa ampla oferta de alimentos, combinada com o começo do modo de vida corporativo, onde o “tempo é dinheiro” impedia que as pessoas que se alimentavam fora de casa tivessem tempo adequado para isso, preferindo alimentos pré-preparados ou já industrializados e prontos para o consumo.
Esse fato fez com que o número pessoas com cardiopatias e doenças degenerativas, como diabetes e pressão alta, tivessem um aumento exagerado, bem como o número de pessoas com peso acima do recomendado, chegando hoje a obesidade aos níveis de epidemia.
Com isso, alguns componentes dos alimentos, como gorduras, açúcares, sal, passaram a serem vistos como vilões, e causadores de doenças.
Foi necessário