Didática
Tremedal - BA
2011
THOMAZ DE OLIVEIRA SOARES
DIDÁTICA
Tremedal - BA
2011
QUESTÃO 01: A retrospectiva histórica da Didática abrange duas partes: na primeira é abordado o papel da disciplina antes de sua inclusão nos cursos de formação de professores a nível superior, compreendendo o período de 1549 até 1930; já a segunda parte procura reconstituir a trajetória da Didática a partir da década de 30 até os dias atuais. Diante desta realidade elabore um breve histórico da educação brasileira e da evolução da Didática a partir de 1549 até a atualidade.
RESPOSTA:
Entre 1549 e 1759, a sociedade era de economia agrário-exportadora e dependente, explorada pela Metrópole e a educação não tinha valor social importante. Contudo, nesse período colonial os jesuítas eram os principais educadores e sua função educativa era voltada para a catequese e instrução dos índios. A ação pedagógica jesuítica abalizada pelas formas dogmáticas de pensamento contra o pensamento crítico privilegiava o exercício da memória e o desenvolvimento do raciocínio. Essa didática imprimiu profundas marcas na cultura brasileira, pois dessa forma não se poderia pensar em uma prática pedagógica e muito menos em uma Didática que buscasse uma perspectiva transformadora na educação.
Em 1890, o ensino religioso nas escolas públicas é extinto e o Estado assume a laicidade e a escola passa a difundir uma visão burguesa com a intenção de garantir a consolidação da burguesia industrial como classe dominante. Nesse período, a Didática visa garantir aos futuros educadores orientações necessárias ao trabalho docente. A atividade docente é compreendida de forma autônoma face à política, dissociada das questões entre escola e sociedade fragmentando teoria da prática.
Entre os anos de 1931 a 1932 efetivou-se a Reforma Francisco Campos. Organiza-se o ensino comercial; adota-se o regime universitário para o ensino superior, bem como se organiza a