Didática
Queremos com esse trabalho trazer uma reflexão sobre a escola e o seu papel de contribuição para o letramento e alfabetização do aluno. E como ele é desenvolvido em sala de aula, seus objetivos e como ele contribui para o desenvolvimento do aluno em sala de aula e em sociedade. Sentir, saber interpretar, e entender o que escreve. Não basta a criança saber ler e escrever ela deverá entender o que lê ou escreve. É aprender a ler e a escrever e conhecer os significados de sua linguagem para que você possa viver em seu grupo social. Letramento é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimento e habilidades para relacioná-las em um campo social determinado (Yordon Wells).Historicamente o conceito de alfabetização se identificou ao ensino-aprendizagem quer dizer que o sistema alfabético de escrita se assemelha no termo leitura a capacidade de decodificar os sinais gráficos transfomando-os em sons e na escrita a capacidade de codificar os sons da fala. Letramento o resultado da ação de ensinar e aprender a ler bem como o resultado de usar essas habilidades em práticas sociais.
As práticas construtivistas ao longo desses anos nos introduzem nas importantes concepções sobre a aprendizagem significativa e das interações, com o uso social da escrita e leitura articuladas, mais amplas o letramento como um processo de participação.
A criança tem um processo pelo qual passa no ambiente escolar onde se manifestam as diversas formas de aprender e como aprender . Onde podem construir suas hipóteses mediante ao ensino proposto pelo professor, mas há também as praticas sociais vivenciadas com a família os amigos entre tantos que acarretam como processos diferentes mas fundamentais para que possibilite apropriação. As crianças vivem em uma sociedade letrada cuja