GESTÃO DE PROJETOS: ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
GESTÃO DE PROJETOS: ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
CUIABÁ MT
2013
Resumo
Este artigo aborda o conceito de projetos e de sua gestão eficaz, pois na economia moderna este tema tem ganhado força no mercado pela alta complexidade da competividade que faz com que as empresas tenham que responder de forma mais rápida e eficiente aos estímulos externos.
São crescentes as organizações que estão se estruturando todas as ações planejadas num projeto com o intuito de atingir um determinado objetivo pré-estabelecido e alcançar no prazo previsto o retorno pretendido. A gestão de projetos utiliza recursos técnicos e humanos para atingir determinado objetivo com o melhor custo e qualidade.
Nesse contexto foi apresentado o conceito, característica, gerenciamento, ciclos de vida e organização de projeto, relevantes, requisitos de uma moderna gestão de projetos bem como, o conceito de sucesso de projeto, o modelo de maturidade organizacional na gestão de projetos. No âmago do artigo, detalham-se os processos de gerenciamento de projeto.
Palavras-chave: Gestão de Projetos, Processos de Gerenciamento de Projeto.
I - Introdução
A gestão de projetos, de um modo geral, é fator crítico de sucesso para organizações. Kerzner, (apud Menezes, 2009) esclarece que não basta que as organizações disponham de meios (técnicas) e recursos (infra-estrutura) para alcançar sucesso em seus projetos. Para obtenção de resultados práticos, torna-se necessário que a gestão de projetos promova mudanças bem realizadas e sustentadas no ambiente das organizações. Acrescenta ainda: “Ao longo de quase 30 anos, a gestão de projetos era tida como um processo inovador, mas estava muito longe de ser vista como essencial para sobrevivência da empresa. Em meados da década de 90, as empresas viram-se submetidas às severas pressões competitivas para criar produtos de qualidade,