Didática
É uma reflexão sistemática do processo ensino-aprendizagem.
- Reflexão: pensar, analisar, chegar a um ponto e tomar uma atitude. A reflexão do professor se dá em um TRIÁLOGO, é quando faz a reflexão consigo mesmo. O professor também reflete com colegas de trabalho, pais de alunos autores de livros, coordenador pedagógico, entre outros. Reflete com a situação (aula). O professor tem que aguçar sua percepção.
- Ver é diferente de olhar: Olhar é o que está além do que todos podem ver (entender o porquê de certas atitudes).
- Ouvir é diferente de escutar: Entender o que a criança quer passar.
Sistemática: é a reflexão constante (antes, durante e depois das aulas).
Processo: o ensinar e o aprender se dá de uma forma dinâmica.
Ensino – aprendizagem = ensino(professor) e aprendizagem(aluno).
Geralmente por muitas vezes o professor aprende com o aluno. No processo deve-se buscar alternativas para se dar a aula, como buscar músicas, jogos, textos etc.
No ensino envolve refletir, planejar, disposição, desejos, estado emocional do professor, conhecimento sobre o que vai falar com o aluno, etc.
Disponibilidade para aprender: (o construtivismo na sala de aula). Se o aluno estiver com qualquer tipo de problema será mais difícil aprender como: sono, fome, problemas em casa, entre vários outros problemas. Neste caso o que tem que estar em pauta é como está a vida do aluno, como está o seu interesse, os problemas emocionais e até mesmo problema de aprendizagem.
Dimensões da Didática:
Humana: Conhecimento individual do aluno. A sua história de vida, família, condições físicas, psicológicas, como o aluno aprende etc. (anterior à Ditadura Militar).
Técnica: Planejar, organizar, avaliar, conhecer estratégias de aula, recursos etc. (final Década de 60/70).
Político – social: legislação, políticas públicas, filosofia e ideologia na escola em que se trabalha, leitura do espaço. (Década de 80).
Abordagens alternativas para o ensino da Didática
Teóricos: que