Didática
CURSO:
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA 2º Semestre Letivo de 2013
DISCIPLINA: DITÁTICA GERAL
ALUNO:
CÓDIGO/MATRÍCULA:
PORTFÓLIO DE DIDÁTICA
Tendo em vista que Piaget considerava que todo ser vivo busca manter um estado de equilíbrio ou adaptação com o meio em que vive, elabore um relato sobre suas reflexões a partir do texto lido.
RELATO
Tendo em vista os estudos realizados por Piaget, podemos afirmar que o ser vivo é altamente sociável, ou seja, não consegue viver isoladamente sem a convivência com outros indivíduos. Deste modo precisa manter um estado de equilíbrio ou adaptação com o meio em que vive o que possibilitará a sua socialização.
A teoria de Piaget se destaca de outras pelo seu caráter inovador por introduzir uma 'terceira visão' representada pela linha interacionista que constitui uma tentativa de integrar as posições de duas tendências teóricas que permeiam a psicologia em geral, que são: o materialismo mecanicista e o idealismo, ambas marcadas pelo antagonismo inconciliável de seus postulados que separam o físico e o psíquico.
Para Piaget a criança tem uma visão particular sobre o mundo, mas a partir do momento que há a interação com o adulto, ela se tornará sociável, no entanto para este pensador o papel da teoria interacionista, fica minimizado em virtude de que para ele a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento.
Em sua teoria, as mudanças efetivas no pensamento ocorrem pelo processo de equilibração (ato da busca de estabilidade). Piaget teorizou diferenças efetivas para as crianças à medida que crescem. Os quatro estágios do desenvolvimento cognitivo infantil são: sensório-motor; pré-operacional; operacional concreto e operacional formal. Piaget acreditava que todas as pessoas passam pelos mesmos quatro estágios exatamente na mesma ordem.
Em suma, para Piaget, a construção do