Resumo principais filósofos - Visao Política
09:59
CONSIDERAÇÕES: Neandertal vivia na mesma organização social, não houve progresso tecnológico significante por milhares de anos.
Homo Sapiens era interativo, pois havia comunicação. Havia avanços tecnológicos e culturais, mas o grande avanço cultural é o mito.
Tanto mito quanto ciência usam narrativas para explicar fenômenos.
Egípcios criavam histórias para explicar fenômenos diários. Tinham também uma idéia de que a ordem política era divina, não se questionava a legitimidade política e divina.
MATÉRIA: → Mitos: Narrativas simbólicas que tentam explicar a realidade por meio de sua personificação. Egito: Cosmos equivale à pólis; Personificação da natureza; Maat como ordem natural. Mesopotâmia: Pólis equivale ao cosmos; Primeiro registro de mito; Noções de tirania (poder abusivo) e liberdade; Idade do bronze à idade do ferro. Israel: Pólis separada do cosmos; Juízes, não Reis; Legitimação da autoridade política.
Grécia Clássica: A revolução da razão segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
10:03
CONSIDERAÇÕES: - Cidades gregas tinham adminisração e leis próprias; - Athenas e Sparta, pólos gregos; - Idade de ouro de Athenas → Período democrático; - Vida bem sucedida = vida virtuosa; - Justiça, harmonia social; - Antigona, obra de Sóphocles, fala pela primeira vez na história de uma lei natural (enterro do irmão, no caso); - Sócrates entendia que existia um pacto com a cidade, por isso optou por não ser exilado e sim morto quando foi culpado e julgado por seus "crimes"; - Platão criou a Academia (universidade, instituto de pesquisa). Também utilizou Sócrates nos seus diálogos e histórias (A República é o mais famoso, que tenta definir Justiça) MATÉRIA: → Platão: Realidade tem base na matemática → Sofistas: Pensadores que acreditavam que a mente humana era capaz de chegar ao mais profundo do