paradigmas
Introdução
Mudança de paradigma é algo inovador, mostra algo que vem mudar antigas formas de atuar para tornar-nos mais competitivos. Antes de podermos entender o que são mudanças de paradigma precisamos entender o que é um paradigma.
Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão.
Paradigma pode ser entendido por um exemplo, um modelo, uma referência, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou até mesmo ideal. É uma matriz disciplinar que sustenta uma concepção de mundo numa determinada época. Um paradigma possui um modelo de racionalidade no qual se incluem todas as esferas, quer científicas, filosóficas, teológicas, ou de senso comum.
Paradigma pretende sugerir que "certos exemplos da prática científica atual - tanto na teoria quanto na aplicação - estão ligados a modelos conceptuais de mundo dos quais surgem certas tradições de pesquisa". Em outras palavras, uma visão de realidade atrelada a uma estrutura teórica a priorística, aceita, estabelece uma forma de compreender e interpretar intelectualmente o mundo segundo os princípios constantes do paradigma em vigor. (KHUN, 1996, p. 121).
Mudança de paradigmas
Uma mudança de paradigma é uma expressão utilizada por Thomas Kuhn no seu livro Estrutura das Revoluções Científicas (1962) para descrever uma mudança nas concepções básicas, ou paradigmas, dentro da teoria científica dominante. É uma idéia em contraste com a de ciência normal. Não pode haver critério único para se julgar um paradigma, pois programas de pesquisa rivais tendem a ser sempre incomensuráveis. E faz parte da evolução científica o seu conceito de monoparadigmática, uma vez que um único paradigma dará origem a outro melhor, no momento de uma revolução instaurada a partir de uma crise. A troca de paradigmas deve estar associada a quatro condições fundamentais:
1. Deve existir insatisfações com o paradigma vigente, os quais podem ser visíveis pela falta de