didática
Ainda na perspectiva do livro, DaMatta procura respostas sobre de que forma o carnaval serve de teatro e prazer para o mundo, afirmando que no caso do Brasil, a maior e mais importante, mais livre e mais criativa, mais irreverente e mais popular de todas as festas é o carnaval. O carnaval cria certas situações onde várias coisas são possíveis e outras tantas devem ser evitadas. Ele é definido como "liberdade" e como possibilidade de viver uma ausência fantasiosa de miséria, trabalho, obrigações, pecado e deveres.
Introdução As Festas permitem descobrir oscilações entre a visão alegre e uma leitura sortuna da vida.
Todas as festas e ocasiões extraordinárias recriam e resgatam:
O tempo
O espaço
As relações sociais
Festas, CerimÔnias e rituais desempenham um importante papel, pois despertam a consciência de coisas gratificantes e outras dolorosas.
E podemos distinguir as festas da Ordem daquelas que promovem a desordem ou a orgia , que fica no limite da repressão e da revolta.
As festa da ordem tem o Objetivo de reforçar as diferenças de forma gloriosa.
O corpo Nos Rituais : Ritual orgiástico x Ritual religioso os rituais religiosos partem de locais sagrados , pretendendo ordenar o mundo de acordo com os valores que são ali articulados como os mais básicos.
Entretando , corpo e o espírito nem sempre estão no mesmo lugar.
A leitura da sociedade nos ritos da ordem é que o corpo deve ser contido.
Ex: A continência Militar.
Tudo isso é salientado como precisão em todos os ritos da ordem onde a idéia de sacrificar o corpo pela pátria, por Deus ou por um partido político acaba se exprimindo pela noção de dever , de devoção e de ordem.O que contrasta com os rituais carnavalescos.
Os ritos da desordem promovem temporárias " Des- construções" ou "re- arrumações" sociais.
Criam situaçoes em que certas coisas são possíveis e outras devem ser evitadas.
CARNAVAL
o mundo é fragmentado e descentralizado e muita coisa ocorre ao mesmo tempo.