didática
Nos primeiros anos de escola, na época maternal, me recordo com alegria das brincadeiras, jogos, contação de histórias, brincadeiras no pátio, lanche, das professoras. Foi neste período que aprendi a ter rotina, a gostar de estudar, a dividir as coisas com os outros, a ser educado, a respeitar o próximo. Portanto, aliada a educação familiar, vejo que os primeiros anos de vida escolar foram de suma importância para formar o homem que sou hoje.
O professor do ensino infantil da escola Elisa Andreoli, era o professor tradicional do maternal (nomenclatura usada na época). Ele recebia as crianças, fazia atividade planejada para aquele dia, dava o lanche para as crianças com ajuda da auxiliar de sala, fazia a higienização e caso estive um dia de sol, levava as crianças para o pátio, para praticar atividades ao ar livre.
Os alunos eram colocados em turmas (salas) conforme a faixa etária e eram em maioria moradores das mediações da escola. Também eram em sua maioria filhos de pais da classe média. Na época, final dos anos 80, grande parte das crianças permanecia na escola somente por um período, ou matutino, ou vespertino, ao contrário dos dias atuais, em que quase todos os alunos permanecem na escola em período integral.
Acredito que na época que estudei quando tinha 03 a 06 anos, ou seja, educação infantil (maternal e pré), a teoria (método) mais utilizada pelos professores seja a teoria do conhecimento, os professores buscavam aliar a prática da sala de aula para resultar em conhecimento aos seus alunos.
Acredito que hoje existam novas maneiras que fujam da tradicional para ensinar crianças, na época que era aluno, a escola ensinava a todos, sem se preocupar com a individualidade das crianças. Desta