Didática
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: Didática
Professora: Mara Simões
Aluno: Fernando José Lopes da Silva Jr.
A DIDÁTICA E A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE
As tecnologias e a globalização provocaram a necessidade de uma nova perspectiva e adaptação para os métodos educacionais e a própria formação do docente.
Estes novos mecanismos tecnológicos tornaram possível melhorar a disseminação do conhecimento. Evidenciando obviamente, o professor como o principal ator neste processo educativo.
Um professor habilitado e tendo compreensão do uso das novas tecnologias que também configuram uma nova linguagem social, conseguirá ter uma melhor relação com seus alunos em sentido da troca educador e educando. Tendo em vista que este formato caracteriza melhor uma relação democrática.
É importante notar que como a educação forma as pessoas para a vivência e compromisso com a cidadania, a relação entre docente, discente e as instituições deve ser estreita.
Este novo formato que exige uma adequação e adaptação constante, devido as transformações sociais, requer do professor a vivência do processo de formação continuada.
Através desta formação continuada o professor poderá melhorar ou adquirir as mais distintas interpretações para a aplicação da didática adequada e que servirá para administrar os vários desafios impostos pela sociedade. Desafios caracterizados pelas condições oferecidas pelas instituições, as diferentes classes sociais (tomando como referencial o individuo), além das exigências de mercado.
O professor carrega consigo não apenas a imagem daquele que dissemina o conhecimento, mas, a responsabilidade como um formador de opinião; intelectual; critico e agente contribuinte na reversão das desigualdades sociais.
Diante destes desafios a didática tem papel fundamental na vida de um professor que vai desde a compreensão estrutural de sua escola até as