Didática
UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
RESUMO
O texto discute o papel da Didática no ensino superior apresentando-a como alternativa viável à superação da fragmentação do conhecimento presente nesse nível de formação. Propõe-se a construção de propostas de integralização do conhecimento entre as diversas áreas do saber, através da transdisciplinaridade, sendo a Didática a responsável pelo diálogo e articulação desses conhecimentos com intuito de favorecer a formação multidimensional do educador.
Palavras chave: Didática, transdisciplinar, multidimensional.
A inteligência que só sabe separar reduz o caráter complexo do mundo a fragmentos desunidos, fraciona os problemas e unidimensionaliza o multidimensional. Edigar Morin.
Este texto tem o objetivo de refletir sobre o papel da Didática enquanto área do conhecimento capaz de promover a integração dos diversos campos do saber, numa perspectiva transdisciplinar, tendo em vista a formação multidimensional dos profissionais da educação em nível superior. O percurso histórico da Didática, enquanto ramo do conhecimento indispensável à formação dos profissionais da educação, evidencia que, a cada época, em decorrência das mudanças nos contextos político, econômico e social, foram privilegiados determinados conhecimentos e práticas educativas que direcionaram os rumos dessa ciência. Em face de constatação das tendências da Didática no processo ensino/aprendizagem, Candau (2001) classifica três aspectos no processo de formação docente, a saber: o aspecto técnico, o humano e o político, identificando que a cada momento histórico um dos aspectos se sobrepõe aos demais. Segundo a autora o grande desafio da Didática seria ultrapassar essa segregação, não simplesmente com uma justaposição dos diferentes aspectos, mas com a construção de um todo integrado e articulado, contribuindo, assim, para