Didática e Prática Histórico-social - Resumo
PROGRAMA DARCY RIBEIRO-PDR
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - LETRAS
Mª ELENILDA A SILVA
DYON WILLYS ACÁCIO NUNES
RESUMO: Didática e Prática Histórico-Social
Santa Luzia do Paruá
2014
DIDÁTICA E PRÁTICA HISTÓRICO-SOCIAL
Professores e alunos estão sujeitos às transformações ocorridas através dos tempos, tanto no âmbito da educação como em todas as esferas da sociedade, pois o professor além de estar inserido no processo educativo atual, seu contexto histórico social o acompanha através da didática, fundamentando o seu trabalho docente.
A atuação do professor através da história na perspectiva da pedagogia crítico social dos conteúdos vem contribuindo para a democratização da sociedade, colocando a formação cultural e científica nas mãos do povo como instrumento de luta para sua emancipação.
A pedagogia crítico social expressa o interesse majoritário da sociedade, ou seja, propõe mostrar a importância e validade de uma didática historicamente contextualizada e comprometida com a ação social.
ENFOQUES DA DIDÁTICA NAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Na prática educacional encontramos três principais tendências pedagógicas que são: o tradicional, o renovado tecnicista e o sociopolítico. O tradicional tem o aluno como um ser passivo na recepção dos conhecimentos; o renovado tecnicista corresponde à modernizada escola nova com neutralidade diante das questões sociais; por último o sociopolítico se opõe criticamente ao tradicional e ao renovado tecnicista, por dar ênfase ao social na educação e as finalidades sociopolíticas da escola.
No tradicional a didática é compreendida como um conjunto de regras e preceitos, devendo o aluno submeter-se aos métodos do professor. Assentado na produtividade, na eficiência e no rendimento a tendência renovado tecnicista reduz o ensino à dimensão técnico prática da prática