Didática na Capoeira
Como o presente trabalho foi proposto no final do semestre das escolas regulares e um dos componentes do grupo pertence a um grupo de capoeira, foi decidido que iríamos acompanhar uma das aulas para embasar nosso relatório da atividade. Para salientar a importância desta análise, estamos embasados no Projeto de Lei do Senado 17/2014,que está em tramitação tentando Instituir o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas e permite a celebração de parcerias para o seu ensino nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados. Segundo o PLS 17/2014 o ensino de capoeira deve ser integrado à proposta pedagógica e as aulas terão que ser acompanhadas por professores de educação física.
Descrição da aula
Aula não escolar realizada em projeto de extensão permanente no Campus de Santo Amaro da Universidade de Pernambuco, atualmente ministrada na sala quatro do anexo do prédio de Enfermagem do Campus supracitado. O grupo de capoeira responsável pelas aulas é a Escola de Capoeira Perna Pesada.
Perfil dos sujeitos envolvidos na aula
O professor chama-se Sebastião, porem conhecido no mundo da capoeira por "Ourinho", o mesmo formou-se em Pedagogia no final de 2014. Pratica a capoeira à 20 anos onde conseguiu a graduação de Contra Mestre (corda/cordel) roxa. No total de 10 alunos, observamos que 70% são do sexo masculino e 30% do sexo feminino, ninguém se declarou homossexual. Pela observação visual, percebemos uma grande miscigenação de raças no ambiente, o que corrobora com o entendimento de todos os alunos que frequentaram a aula observada, onde todos afirmam ser muito difícil a determinação da raça de alguém pela cor ou traços faciais pois somos um povo muito misturado. A turma possui um perfil jovem, todos envolvidos em atividades acadêmicas, seja na instituição onde as aulas são ministradas ou em outras instituições, com o nível de escolaridade também muito variado, com